Disse Jesus.

E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
(MArcos 16:15,16).

Jesus Te Ama.

Pesquisar

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Blasfêmia contra o Espírito Santo


Poucos tópicos bíblicos geram mais discussão do que a blasfêmia contra o Espírito Santo. Todos parecem saber que esse pecado é imperdoável, mas as opiniões diferem amplamente quanto ao que ele é. Alguns dizem que é suicídio, outros que é adultério, e ainda outros pensam que se refere à rejeição do evangelho depois que o Espírito Santo veio no dia de Pentecostes. Quase ninguém se detém para examinar os contextos das referências à blasfêmia contra o Espírito Santo. Como acontece com todos os outros assuntos, a análise disciplinada e cuidadosa do texto esclarece a confusão. Infelizmente, muitas pessoas religiosas desenvolveram o hábito de resolver os assuntos sem nem mesmo olhar para o texto, muito menos estudá-lo atentamente. Os textos relevantes são encontrados nos três primeiros evangelhos. Em Mateus 12, as afirmações de Jesus sobre blasfemar contra o Espírito Santo ocorreram quando ele curou um homem cuja possessão pelo demônio o havia feito cego e mudo. Em Marcos 3, a cura não é mencionada, mas a maioria d que Jesus disse na ocasião é. Lucas registra a cura no capítulo 11 e menciona a blasfêmia contra o Espírito Santo em 12:10.

O Contexto
"Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver. E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios"
(Mateus 12:22-24)). Note três coisas. Primeiro, Jesus curou um homem que era cego e mudo. Há simplicidade impressionante no modo como Mateus registrou o milagre: ele simplesmente disse que o homem falou e viu. Segundo, a multidão viu o que Jesus fez e começou a concluir que ele poderia ser o Filho de Davi; isto é, o Messias. Terceiro, os fariseus ouviram o que o povo estava dizendo e decidiram que eles tinham que descobrir algum plano radical para calar a influência de Jesus. Eles o acusaram de expelir demônios pelo poder de Satanás. Eles estavam tentando neutralizar o efeito dos milagres de Jesus e impedir os outros de crerem nele. Esta era uma manobra brilhante por parte dos inimigos de Jesus porque não somente explicava suas grandes obras, mas lançava uma sombra de suspeita sobre ele. Era imperativo que ele respondesse convincentemente à acusação deles.

A Defesa de Jesus
"Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino? E, se eu expulso demônios por Belzebu, por quem expulsam os vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa" (Mateus 12:25-29).

Jesus respondeu com três pontos. Primeiro, ele mostrou que era ilógico pensar que Satanás estava lutando consigo mesmo. É difícil imaginar que o diabo pudesse ser tão tolo. Poucos procuram ferir a si mesmos, e aqueles que o fazem provavelmente não sobreviverão por muito tempo. Se, de fato, o diabo tivesse começado a atacar a si mesmo e aos seus próprios servos, então todos poderiam deixar de se preocupar com ele, porque seu reino logo desapareceria. Segundo, Jesus questionou os fariseus sobre os outros que estavam expelindo demônios. Ele estava, provavelmente, se referindo a pessoas a quem ele tinha dado o poder de expelir demônios (veja Mateus 10:1; Lucas 9:49-50; 10:1, 17). Muitos destes eram, provavelmente, filhos dos próprios fariseus. Conquanto eles pudessem levianamente acusar Jesus de expelir demônios em aliança com o diabo, certamente eles não estariam querendo dizer o mesmo de seus próprios filhos.

Finalmente, Jesus mostrou como sua expulsão de demônios era parte do programa do reino. A missão de Jesus era tirar pessoas do domínio de Satanás. Antes dele vir, Satanás podia, por causa do pecado, declarar que todos os homens eram sua propriedade. Jesus veio para perdoar os pecados e assim "roubar" do diabo aquelas almas que ele tinha considerado como suas possessões. Para poder roubar a casa de um valente, contudo, precisa-se primeiro amarrá-lo, antes de tirar seus bens. Isto é o que Jesus estava fazendo ao expelir demônios. Ele estava amarrando Satanás para que ele pudesse tomar as almas que tinham estado sob o controle do diabo. Este era um conflito entre dois reinos. Jesus, libertando os homens do domínio demoníaco, estava demonstrando que sua soberania era superior à de Satanás.

A Advertência de Jesus
"Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir"
(Mateus 12:30-32). Aqui, Jesus advertiu sobre a necessidade de decidir em que lado estar. A guerra torna a neutralidade impossível. Temos que servir a Jesus ou a Satanás.

Jesus também advertiu sobre o perigo de blasfemar contra o Espírito Santo. Sabemos que Jesus expelia demônios pelo poder do Espírito Santo: "Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós" (Mateus 12:28). Então, quando eles o estavam acusando de expelir demônios por Belzebu, o rei dos demônios, eles estavam blasfemando contra o Espírito Santo, o verdadeiro poder através do qual estas grandes coisas estavam sendo executadas. Eles não somente testemunharam a forma humana de Jesus, mas viram a demonstração do Espírito Santo. Pode ter sido perdoável terem deixado de reconhecê-lo como um homem, mas desde que Deus tinha posto seu Espírito dentro dele (Mateus 12:18), eles não tinham desculpa.

Ligue estas afirmações sobre o perigo de blasfemar contra o Espírito Santo com o próximo ponto que Jesus afirmou: "Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado" (Mateus 12:33-37). Jesus estava mostrando que o problema da blasfêmia é muito mais sério do que meras palavras por si mesmas. O que dizemos revela o que somos. Se alguém examina o conteúdo do balde, sabe o que está no fundo o poço. Se alguém examina as palavras que são faladas, ele sabe o que está no coração. Palavras são sinais de caráter. E isto não é verdade somente quanto a palavras de blasfêmia, é verdadeiro também quanto a palavras de confissão. Paulo escreveu: "Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação" (Romanos 10:9-10). Não é que as palavras, em si mesmas, tenham algum poder mágico, supersticioso, mas é que as palavras mostram algo mais profundo sobre nós.

Quando os acusadores de Jesus o acusaram de expelir demônios pelo diabo, mostraram uma profunda dureza de coração. Assim como o homem falou e viu, assim os inimigos viram o Espírito expelir demônios e falaram contra ele. Estavam tão empedernidos contra a verdade que podiam realmente testemunhar os maravilhosos milagres e santidade de Jesus e, ainda assim, acusá-lo, sem hesitar, de estar aliado ao diabo. Eles estavam extremamente cegos e corrompidos. Enquanto outras blasfêmias podiam ser perdoadas, a blasfêmia deles contra Jesus demonstrava um grau de dureza espiritual que poderia tornar impossível para eles o arrependerem-se. O problema aqui é o problema deles, não de Deus. Deus tem capacidade ilimitada para perdoar a qualquer que o busque, mas estas pessoas não tinham coração para buscá-lo. Portanto, eles nunca seriam perdoados.

Lições Práticas
Considere três pensamentos práticos. Primeiro, Jesus demonstrou uma admirável capacidade para superar objeções. Ele calmamente respondeu a cada acusação e combinou a resposta com um importante ensinamento. Ele nunca ficava frustrado, mas sempre respondia perfeitamente. Segundo, ver milagres não mudava os inimigos de Jesus. Eles eram incorrigíveis. Nós também podemos desenvolver corações endurecidos. Hoje, alguns pensam que creriam se apenas pudessem ver Jesus vivo fisicamente na terra, novamente, e testemunhar alguma grande demonstração de poder. Estes o viram, mas isso não teve efeito. O fato que muitos hoje recusam Jesus é por causa de seus corações endurecidos, não por causa de evidência insuficiente. Finalmente, considere a importância das coisas que dizemos. Somos responsáveis por nossas palavras e atos. O que dizemos e fazemos reflete nossa verdadeira natureza. Não há nada que saia de nossa boca que não estivesse antes em nossa mente. Precisamos vigiar nossa língua... e nosso coração.

- por Gary Fisher

sábado, 16 de abril de 2011

Sigam-me os bons!

Escrito por Marcinho em quarta-feira, 9 fevereiro 20116 Comentários
Fala galera, como vai a semana de vcs? Estão com Jesus full time, ou será que alguém ai está guardando uma maçã de estimação, quem sabe o que vai ser da novela q a Lenara lançou ontem? Pois é…muitas coisas boas estão por vir. Minha semana está uma bênção, nunca estive melhor, as aulas começaram mas como bom veterano faltei os dois primeiros dias (burrice, depois tenho q correr atrás!).

Fiquei encarregado de trazer uma palavra no grupo de jovens domingo que vem, tínhamos como tarefa ler o livro de Tiago. E li, é impressionante como Tiago fala de coisas simples do nosso dia a dia, mas são preciosas, e devemos dar atenção a cada ensinamento, por ser um livro curto já li algumas vezes, mas desta vez um versículo me chamou a atenção.

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado. Tg 4:17



Tenho a certeza que vc já foi confrontado muitas vezes a respeito do pecado nesse blog, é só ler os estudos dessa semana que mais uma vez, a busca pela santidade e arrependimento estará nos textos bênçãos dos outros colunistas, mas como eu sou chato pra caramba, vou pegar um pouquinho mais no seu pé. OK?


Ouvi esse versículo domingo, e desde então não saiu da minha cabeça, e eu sei bem o por quê…

Costumo falar pra galerinha que dou estudo, q devem vir para igreja com suas bíblias, q devem anotar, questionar, e porque não, duvidar do que está sendo falado, e se não conhecermos a palavra, com o que poderemos questionar? Como o Fê postou segunda:

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Jeremias 17:5

Somos falhos, erramos, pensamos estar certíssimos de algo e não estamos.

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Tg 4:14

Por muitas vezes pensamos estar santos e irrepreensíveis, seguros de que a muito tempo não pecamos, nada de xingar, ou brigas, nenhuma pornografia, mentira, não falei mal, não murmurei, não bebi, não fiz nenhuma dessas coisas. Então vem Jesus e aumenta um pouquinho o nível da conversa:

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mt 5:28

Outra coisa q falo é sobre o que de fato sabemos e não sabemos, cada dia que sento pra conversar, procuro deixar a galera falar, e me explicarem o que devem fazer com as informações que recebem na igreja. Se realmente entenderam a pregação, se podem aplicar em suas vidas o que aprenderam, mas eu sempre falo:

E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;

Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. Lc 12: 47-48

O quanto conhecemos da palavra será o quanto seremos cobrados, por isso, não perco tempo em discussões sobre escândalos e besteiras que alguns pastores fazem ou falam por ai, como Jesus disse:

… a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.Jo 12:48b

Pense num HD que tem capacidade para 500Gb mas vc ainda não preencheu 10Gb de sua capacidade, vc sabe que as informações que colocou são importantes, mas está apenas no começo, e por acidente o seu priminho clicou no iconezinho do seu Hd com o botão direito e selecionou “Formatar” ( e é por isso q eu tenho medo dos meus priminhos no meu quarto). Chato néh? Mas não fique triste, ele podia estar com sua carga total preenchida, 500Gb de capacidade, uma vida inteira de informações, memórias, aprendizados, tudo num só lugar, pode se dizer que sua vida estava ali.

É esse Hd que Jesus vai pedir para passar um anti-virús, e qtos arquivos corrompidos Ele encontrará?

Quer uma dica? Usa esse anti-virús:

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Jo 15:3

Todo dia, quantas vezes quiser, sem limite de utilização, sem custos adicionais, sem ter que baixar atualizações, ele já vem completinho, o único problema é ler bem, mas muito bem o manual.

Este versículo de Tiago me desafiou a não somente deixar de cometer pecado, mas plantar sementes que gerem frutos nos corações, mas fazer obras que são dignas de pessoas que se julgam cristãs, aumentar meu nível, rejeitar o mal, combater com o bem.

Sabe o que é inspirador pra mim, foi saber q o cara q me leu esse versículo no domingo, tem autoridade pra isso, porque eu o vejo praticando o que fala no dia a dia, cada minuto ele busca uma oportunidade para falar do amor de Jesus, o cara é meu o líder de jovens na igreja, o chamamos de Dani, mas o nome não é só uma semelhança com o profeta Daniel, pq posso tranquilamente dizer q esse cara é separado por Deus!

Quanto a mim, agora tenho um objetivo:

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado. Tg 4:17

Não pecar por omissão.

Nunca pensei que essa frase se encaixaria num estudo meu, mas…

“Sigam-me os bons!”

Huahauhaua.

por falar nisso… @margraffiti

Paz galera.

Silêncio?

Escrito por Marcinho em quinta-feira, 17 março 2011

Não sei se vcs já sentiram q Deus os deixou a sós por uns tempos, não é tipo um abandono, mas q as coisas já não são mais como eram. Qdo entrei na igreja, com meus 19 anos, vi e vivi muita coisa, era uma igreja aconchegante, com cerca de 300 membros, fazíamos nossos cultos numa tenda de circo, era mto ruim aquele pilar de ferro bem no meio da congregação, alguém sempre ficava sem ver o pregador da noite pq o pilar não deixava(hauahuah), mas era mto massa. Entrei num grupo de jovens fervilhando de Deus, mta oração, entrega e experiências milagrosas, era comum ver a galera jogada no chão em prantos, arrependidas ou tomadas pelo Espírito, dando risada, dormindo um sono profundo ou soltando umas rajadas de línguas estranhas, e olha q minha igreja nem era assim penteca!

Hoje as coisas estão um pouco mudadas, frequento a mesma igreja de sempre, mas a aparência não somente física como espiritual mudou um pouco, não sessaram as línguas, ou as experiências com Deus; o último acampa q o diga, eu mesmo fiquei largado uns minutos no chão babando e sendo restaurado por Deus, foi mto loko. Mas percebo q na minha vida essas coisas estão acontecendo com menos frequência, vou falar de mim pra não ser genérico com a igreja, e sabe o q somos acostumados a falar?

Estou num deserto! Deus está me provando, a fonte se secou!


Vamos pensar um pouquinho, será q menos experiências milagrosas, significa uma distância de Deus?

Ah essa resposta é fácil, para mtos de nós é sim uma distância, pois se o milagre não veio quer dizer q Deus está longe! Isso é verdade para quem está querendo ver Deus num redemoinho de fogo, mas como foi q Ele se mostrou para Elias, q estava escondido numa caverna com medo de morrer?

O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias? ” I Reis 19:11-13

Para Elias a caminhada no deserto foi preparada com o sustento do Senhor, um anjo ofereceu comida a ele q pedia a morte e caminhou durante quarenta dias e quarenta noites para no fim poder ouvir a vós de Deus, e ela veio de um jeito manso e suave.( Leia I Reis 19)

E o q dizer de Jesus? Será q ele chegou pra Deus e disse: poxa q deserto esse q vc me mandou hein! Dá pra me mandar um pãozinho e uma aguinha mineral ai?

Antes de ser conduzido ao deserto Jesus recebeu do céu um grande incentivo do seu Pai, um: Esse é meu filhão!!!! E ainda por cima o Espírito Santo, e depois disso começou o seu ministério aqui na Terra.

Então veja se concorda comigo, eu vou reclamar q não estou vendo grandes maravilhas ou sentindo arrepios contínuos? Claro q não, eu posso até me afastar de Deus mas Ele de mim não se afasta!

Ai chega aquele crente veio, frustrado e diz para o jovenzinho na fé: vc não tem q sentir arrepios e nem nada para crer em Deus!

Olha meu amigo hoje o Marcinho aqui sabe mto bem q Ele é o q É sem eu sentir nada, mas…eu não sentir nada não é motivo pra dizer q ninguém deve sentir! Eu já falei um monte de língua estranha, até umas q pareciam africanas, e como Deus é muito bom comigo, antes deu pensar q estava lokão, levantou um irmão para interpretar cada palavrinha q eu dizia, e o legal era q eu repetia as mesmas coisas e a irmã, na verdade, traduzia tdo como tinha falado antes! Já vi pessoas endemoniadas mudando a expressão do rosto, a voz, a força, já vi meu quarto ficar debaixo de uma neblina, já vi demônio passeando na minha casa, mas já senti anjos voando em cima da minha cama, já senti o próprio Jesus chegando perto de mim numa visão, já tive mtos sonhos junto com suas interpretações, já tive discernimento espiritual, e mtas outras coisas…dai eu chego hoje pra um carinha q tá conhecendo a Jesus e digo, vc não tem q se preocupar em sentir…o caramba! Mano busque todos os dons e tem diferença entre um e outro, e vc VAI SENTIR O Q NUNCA SENTIU! I Corintios 12

E pra vc q como eu é um crente veio na fé, fica em paz se vc não tá sentindo nada, antes de sair se culpando, veja se não é um tempo de crescimento e amadurecimento, hoje posso dizer q nunca estive tão feliz, mas essas experiências não estão acontecendo como antes, não uso isso como desculpa para descartar o Espírito Santo, saiba que:

Santidade = Poder de Deus

Desejo Carnal = Poder da carne

Qto mais buscamos o Espírito, mais veremos, sentiremos e teremos Dele, e isso vem acompanhado de um tempo q é o tempo certo, discernimento e maturidade.

Já dizia Galatas 5:17 “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”

Um carinha q viveu isso na prática foi Sansão, li a história esse dias novamente, mto real nos dias de hoje. Juízes 13, 14, 15 e 16.

Acho q tdos vivemos um tempo silencioso com Deus de vez em qdo, mas o q eu faço? Abro minha boca e murmuro?

Não, eu não quero fazer o meu barulho ocultar a voz de Deus, vai q Ele está falando no meio de uma brisa suave…

Deus cuide de nós galera.Paz

Fonte: Não morda a maçã

Visitas